terça-feira, 17 de novembro de 2009

Matemática- Sistema cartesiano





Nós escolhemos uma matéria bem fácil , matemática, que a professora nos passou há pouco tempo. É sobre um sistema que se localiza em um lugar que uma determinada coisa está.


Chama-se Sistema de Coordenadas no plano cartesiano ou espaço cartesiano ou plano cartesiano um esquema reticulado necessário para especificar pontos num determinado "espaço" com n dimensões. Cartesiano é um adjetivo que se refere ao matemático francês e filósofo Descartes que, entre outras coisas, desenvolveu uma síntese da Álgebra com a geometria eclidiana. Os seus trabalhos permitiram o desenvolvimento de áreas científicas como a geometria analítica, o cálculo e a cartografia.
A idéia para este sistema foi desenvolvida em 1637 em duas obras de Descartes:

Quadrantes



Os quatro quadrantes. O ponto A está no primeiro quadrante.


Círculo de raio 2 marcado com seu ponto central no ponto de origem. A equação algébrica cria a imagem em vermelho acima, ao manipular as coordenadas de x e y na seguinte fórmula: x2 + y2 = 22.
O plano cartesiano contém dois eixos perpendiculares entre si. A localização de um ponto P no plano cartesiano é feita pelas coordenadas do plano V (abscissa e ordenada - x, y).
Quando se representam duas grandezas diretamente proporcionais num referencial cartesiano, todos os pontos pertencem a uma reta que passa pela origem que se chama vival(ulteral)
Nos quadrantes I e III os sinas de x,y são os mesmos (+,+) e (-,-), já nos quadrantes II e IV os sinas de x,y são opostos (-,+) e (+,-), respectivamente.
Quadrantes das bissetrizes ímpares ( quadrantes I e III ) Quadrantes das bissetrizes pares ( quadrantes II e IV )
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_coordenadas_cartesiano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário